Escolha uma Página

A Neipa e sua intensidade de aromas e sabores

Escrito por Oscar Freitas Jr

Beer Sommelier, Mestre em Estilos e Gerente do Empório Homebrew desde 2017.

A Origem

A Nova Inglaterra é uma região localizada no nordeste dos Estados Unidos, englobando os estados Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont.  E foi nesse último que fica localizada a Cervejaria The Alchemist, fundada em 2003. São especialistas e “ipas frescas”. Sua principal cerveja a Heady Topper, uma Double Ipa bastante disputada entre os beer geeks. A demanda é tão grande que a cervejaria limita compras a 16 unidades por pessoa. O cervejeiro John Kimmich nem acha que criou um estilo, ele só acredita que fez uma Double IPA que ele gosta de beber.

Os fabricantes de cerveja continuam inovando e evoluindo o estilo, tendendo a uma apresentação menos amarga, a ponto de zombar do termo “IPA”.

Uma “IPA americana” com sabores e aromas intensos, corpo macio e suave na boca, sua aparência é opaca. Menos amarga que as IPAs tradicionais, mas com sabores e aromas mais intensos. Aromas e sabores esses que remetem a frutas tropicais, emprestando um caráter “suculento” no sentido de beber um suco de frutas maduras e frescas.

O Serviço de uma NEIPA

Para o serviço de uma NEIPA sugere-se o copo IPA CRAFT BEER, traz uma de aromas ao nariz e sabores à língua. Sua base mais estreita fornece uma melhor visualização do aspecto da cerveja, e pela metade do copo se alarga abrindo e fechando brevemente ao topo liberando mais aromas. Algumas versões possuem “ondulações” na base ajudando ainda mais o desprendimento de aromas a cada gole. Além do mais a parte que se “alarga” permite uma maior segurança na pegada do copo.

A temperatura de serviço varia. As New England IPAs tem sua temperatura tradicionalmente difundida  de serviço na média de 5° a 7°. Porém pode haver discussões devido ao seu teor alcóolico ser mais alto que as IPAs tradicionais,  e ter mais corpo. Tanto Doubles IPAs quanto NEipas tem em sua média teor alcoólico em torno de 7,5% 8%, e então um maior aquecimento para melhor o sabor seria indicado, uma média de 8° a 11°.

Harmonização com costelinha de porco assado ao molho de maracujá com tomilho.

Imagem Ilustrativa

A costela é assada e temperada com sal rosa, cebola, salsa, alho, vinho branco e tomilho. O molho de maracujá vai por cima da carne posta em uma travessa a mesa, acompanha tomates secos e salada verde. A harmonização com uma NEIPA que leva característica de aroma e no sabor de frutas tropicais, maracujá, cítrico, manga.  A gordura da costela corta o amargor da cerveja lupulada, e a geléia de maracujá se funde com os aromas da cerveja com suas notas de frutas amarelas potencializando seus aromas e também intensificando os aromas e sabores do tempero da carne.

Você também pode gostar…

Homebrew:  Fazer cerveja em casa é uma boa ideia

Homebrew: Fazer cerveja em casa é uma boa ideia

Em tempos de crise, nos reinventamos. Esse texto é temporal. Ele está marcado dentro de uma data específica que estamos vivendo: A pandemia da COVID-19. Onde estamos restritos às nossas casas. Essa condição cria, ou melhor, reforça uma cultura que tem circulado muito...

Harmonize sua feijoada com a melhor cerveja

Harmonize sua feijoada com a melhor cerveja

O Mestre Cervejeiro Garret Oliver já dizia em seu livro A Mesa do Mestre Cervejeiro: “Beber cerveja, e só beber, sem nenhum acompanhamento, pode ser uma experiência maravilhosa, reveladora até. Mas os grandes momentos envolvem comida, pois dependemos dela para viver.”...

Um brinde a elas!

Um brinde a elas!

A importância da mulher na origem da Cerveja Quando Kaiser Wilhelm, o último imperador alemão e Rei da Prússia, citou a frase: “Dê-me uma mulher que goste de cerveja e eu conquistarei o mundo”, talvez ele não imaginasse o quão certo estava sua citação. Sem as mulheres...

0 comentários

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
WhatsApp chat