O Mestre Cervejeiro Garret Oliver já dizia em seu livro A Mesa do Mestre Cervejeiro:
“Beber cerveja, e só beber, sem nenhum acompanhamento, pode ser uma experiência maravilhosa, reveladora até. Mas os grandes momentos envolvem comida, pois dependemos dela para viver.”
A nossa relação com a comida é muito próxima, chega a ser sentimental e tomar uma boa cerveja harmonizando com um prato determinado pode fazer com que você tenha uma experiência degustativa única aguçando seus sentidos para perceber o que está acontecendo em seu palato.
Portanto escolher uma boa cerveja é fundamental para você ter realmente uma experiência memorável.
Feijoada
A Feijoada é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira. O feijão faz parte da nossa construção sensorial desde criança.
Logo, escolher uma bebida para “casar” bem com ele é fundamental para resgatarmos e aumentarmos nossa experiência degustativa.
Do ponto de vista cultural , cervejas lagers sempre estiveram mais ligadas a essa harmonização. Elas também são cortes e leves que não atrapalham na degustação da feijoada. Cervejas como as Pilsens, Amber lagers e Munich Dunkel são indicadas nessa escolha.
Agora se levarmos em consideração que de um modo geral comidas muito condimentadas, gordurosas e fortes, como é uma feijoada harmonizam melhor com cervejas também mais intensas, fortes e encorpadas ou se ela tiver uma determinada picância, teremos outras opções interessantes e que podem fazer sua experiência um verdadeiro acontecimento.
Analisando a combinação
Então por meio de uma boa análise e percebendo o que temos e mãos, ou melhor na boca, podemos escolher alguns estilos.
Se formos harmonizar nossa feijoada por sua similaridade, ou seja seu corpo, e sua complexidade de aromas entre elas o defumado, cervejas como a Doppelbock Celebrator seria uma ótima escolha pelo seu paladar intenso, equilibrada e com textura encorpada e aveludada, assim como uma Rauchbier da Konigs também é uma excelente escolha pelo seu defumado lembrando aromas e sabores que remetem a carnes e embutidos. Também a Frade Negro da Karsten, uma cerveja com suas características de extra foreign stout, e a Stout da Maestro caem perfeitamente no paladar de uma feijoada com corpo alto. E por falar em corpo alto, se quiserem uma experiência com uma Russian Imperial Stout nossa sugestão são as cervejas bem intensas da Stannis e da Cherokee.
Agora se formos escolher pela picância e dar uma certa “quebrada” na gordura e limpar o paladar uma American IPA seria uma escolha muito boa e nesse caso nossa indicação seria a Jam da Hardbop. Mas se a ideia é uma harmonização quebrando a sensação de corpo alto e intenso da feijoada uma Witbier refrescante da Handwerk é uma bela sugestão devido ao seu sabor condimentado que pode além de poder de corte pela alta carbonatação, traz um tempero extra, criando um terceiro sabor na boca.
De qualquer forma, a escolha é livre e todas as combinações são válidas desde que sua experiência seja única!
Então, Cerveje-se!
0 comentários